Contato:

emailzum@gmail.com

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ILHA DO JACÓ


O curta expõe a brutalidade e a indiferença dos grandes projetos de desenvolvimento da Amazônia em relação às comunidades locais, focando sua atenção numa ilha do Rio Madeira (RO) que está sendo destruída por uma hidrelétrica em construção.

VENCEDOR DO PRÊMIO ESPECIAL CTAV PARA MELHOR FILME SOBRE RONDÔNIA NO FESTCINE AMAZÔNIA 2011.




“Apesar dos índices de derrubada da floresta Amazônica continuarem aumentando e o mundo todo estar cada vez mais preocupado com os impactos dessa devastação sobre as mudanças do clima, o atual governo insiste na concretização de um modelo de desenvolvimento baseado em mega-projetos de infra-estrutura que pretende, dentre outras ações, represar os mais importantes rios da Amazônia.

Ao contrário do que se divulga, as hidrelétricas não são fontes de energia limpa. Além de contribuírem para o aumento da devastação, através de sua própria construção, do alagamento de grandes áreas e da conseqüente migração, estudos comprovam que as usinas hidrelétricas são grandes emissoras de CO2 na atmosfera.

O caso do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira explicita inúmeras razões e argumentos científicos e de cunho social e ambiental que justificam um posicionamento contrário a este modelo. Ele aumenta as desigualdades, beneficiando alguns poucos gigantes grupos econômicos enquanto desconsidera a saúde e o bem-estar das populações tradicionais que dependem do rio para a própria sobrevivência. Trata-se de um exemplo emblemático da clara determinação do governo e do setor industrial de implantar este modelo predatório a qualquer custo.

(...) É essencial questionar e incidir no modo como o “desenvolvimento” vem sendo efetivado no Brasil e, particularmente, na Amazônia.”

trecho extraído do brilhante livro “Águas Turvas alertas sobre as conseqüências de barrar o maior afluente do Amazonas”, de autoria de Glenn Switkes e edição de Patrícia Bonilha.



PARA SABER MAIS:

. Movimentos populares organizados contra a instalação do Complexo Madeira (este filme só foi possível graças a ajuda deles):

. Vale a pena dar uma olhada no mapa interativo de hidrelétricas na Amazônia:
            http://www.dams-info.org/pt

. O Complexo Madeira é uma obra prevista nos acordos da IIRSA. Nunca ouviu falar?
            http://www.iirsa.org

. Para um estudo aprofundado sobre o caso, o Livro citado no artigo encontra-se publicado online no site da International Rivers:  

. Um site especializado no tema (em espanhol):
            http://www.infraest-energ-sudamerica.org/

. Ou pesquise você mesmo:
            www.google.com.br

3 comentários:

  1. Infelizmente, como sempre, a corda arrebenta pro lado dos mais fracos!

    É inegável, não só aqui no Brasil é claro, como a ganância e os interesses escusos de alguns grupos prejudicam tantas pessoas!

    Apesar de haver um movimento pelo sustentável que cresce cada vez mais, não sabemos até onde é legítimo ou se é somente mais um nicho de negócio!

    Existe um ditado que diz: Deus perdoa sempre, o homem às vezes, a natureza jamais!

    Iremos pagar o preço por todos esses erros cometidos contra nossa casa! Estamos todos no mesmo barco! E enquanto não pensarmos assim, que somos todos uma só família planetária, que não há sentido nem felicidade em alguns poucos desfrutarem de tudo o que a evolução traz enquanto tantos não tem acesso nem ao básico para sobreviver, a situação ficará cada vez mais difícil...

    Posso ser um sonhador, mas acredito que um dia viveremos numa sociedade mais equilibrada (em todos os sentidos), onde o respeito pela natureza e por nós mesmos será a lei maior!

    Despertar a consciência para o que realmente importa leva tempo! Mas a mesma capacidade que o ser humano tem de destruir e corromper, ele também possui pra construir e inovar, basta escolher! O problema (solução) são as escolhas que fazemos, a cada dia, cada um de nós! Mas nós chegaremos lá!

    Parabéns rapaz! Não devemos desistir nunca de nossos ideais! Aquele que não possui ideais ou que não luta por eles já está morto!

    ResponderExcluir
  2. Caralio Bichara!!!
    Parabéns pelo documentário e parabéns pelo site. Muito maneiro mesmo... Agora já sei porque vc sumiu, tava na amazônia!
    Muito contundente, interessante e comovente. Mete bronca que tu tem talento meu irmão.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do documentário, esta foi uma atitude muito importante para sabermos o que está acontecendo na Amazônia e refletirmos sobre as atitudes que podemos tomar contra este modelo de desenvolvimento tão grotesco. Vou indicar para os amigos, parabéns!

    Marina Guimarães Vieira

    ResponderExcluir